quinta-feira, 19 de junho de 2008

Ribeirão Preto 152 anos - Mercado premium

Carros caros Cidade atrai consumidores em busca de automóveis de luxo de toda a região; lojas comemoram as vendas.

Gazeta de Ribeirão

Ribeirão Preto está entre as principais cidades brasileiras que impulsionam o mercado de carros de luxo, mais conhecido como mercado premium. A desvalorização do dólar frente ao real e o momento positivo da economia têm atraído consumidores de toda região para as revendedoras da cidade.

Esses consumidores—a maioria empresários ligados à cadeia produtiva do agronegócio, executivos e profissionais liberais— são responsáveis pelo crescimento de aproximadamente 48% nas vendas efetivadas nos primeiros quatro meses de 2008, de acordo com informações das concessionárias.

O índice de comercialização supera a média nacional, que ficou em 40% no período, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A entidade registrou o aumento de 11.792 unidades em janeiro para 17.956 em abril, totalizando no quadrimestre a venda de 63.423 carros importados, grande parte de luxo.

Com base nas informações do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavan), as empresas do segmento estimam que a comercialização de veículos da categoria deva manter uma média de 15 mil unidades mensais em 2008. Em 2007, foram vendidos 9.130 ao mês.

As revendas comemoram o bom desempenho no atacado (das importadoras às redes autorizadas de concessionárias). Segundo Luiz Eduardo Guião, diretor do grupo Santa Emília (Volkswagen, Hyundai e Toyota), se for mantido o dólar nos níveis atuais, o mercado premium pode conseguir até dobrar as vendas em Ribeirão neste ano.

"A cidade é a 20 praça em emplacamento de automóveis no País. As vendas de importados sempre foram 10% superiores à média nacional. O fluxo de carros de luxo da Volkswagen e da Toyota, com preços acima de R$ 80 mil em nossas lojas, é diário e permanente porque a demanda da região está grande e promissora", afirma Guião.

Na revenda Eurobike, do grupo BCLV, que reúne as marcas Porche, Volvo, Land Rover e BMW, hoje a maior de Ribeirão Preto, está vendendo cerca de 40 automóveis novos por mês, alguns com preços superiores a R$ 300 mil.

Na concessionária BMW, por exemplo, o faturamento médio mensal chega a R$ 5 milhões, de acordo com o supervisor comercial José Carlos Chagas. "Vendemos uma média de 15 carros zero quilômetro por mês e mais de dez semi-novos e usados. É um desempenho excelente.” Chagas avalia que de todo o público consumidor do mercado premium, os profissionais liberais, são os que mais têm demonstrado interesse pelos automóveis de luxo.

fonte- Gazeta de Ribeirão

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