quinta-feira, 19 de junho de 2008

Automóveis antigos: Museu dos Transportes exibe um SADO

Porto, 13 Jun (Lusa) - No Museu dos Transportes e Comunicações, no Porto, é possível ver um SADO 550, um microcarro de 500 quilos que foi fabricado em Portugal na década de 80, considerado raro e que é já avaliado como um automóvel antigo.

Susana Faro, do Museu dos Transportes, afirmou à Lusa que este carro está em exibição no núcleo de microcarros do museu, que integra a exposição permanente desenvolvida no âmbito de uma parceria com o Clube Português de Automóveis Antigos.

Através desta parceria, os 30 carros em exposição vão rodando, "pelo menos duas vezes por ano", acrescentou Susana. Esta rotatividade permite "atrair mais" visitantes, através da promoção de um automóvel novo.

Actualmente, no núcleo de microcarros, para além do SADO, é possível também ver um quadriciclo francês Mochet, fabricado em 1947, que atingia a velocidade máxima de 25 km/h, e um britânico BSA, um triciclo de 1933, capaz de chegar aos 105 km/h.

A exposição permanente "O Automóvel no Espaço e no Tempo", organizada pela Associação para o Museu dos Transportes e Comunicações tem como conceito base o fenómeno automóvel na sua relação com a história do século XX.

Com esta mostra, que integra o primeiro automóvel que entrou em Portugal, no ano de 1895 - um Panhard & Levassor­ - o museu "pretende compreender não só a evolução natural do automóvel enquanto máquina como analisar o seu impacte no espaço e no tempo das sociedades do século XX".

Começando por uma abordagem cronológica da história do automóvel, analisam-se alguns dos factores mais marcantes, reflexos da influência da generalização deste meio de transporte na nossa sociedade, economia e espaço urbano. A indústria, a publicidade, o design, as interacções sociais, a relação da circulação automóvel com a mobilidade das pessoas e com a organização do espaço, são alguns dos temas em destaque na exposição.

A responsável adiantou à Lusa que o museu recebe anualmente entre 30 a 32 mil visitantes por ano.

fonte- Sapo.pt.

Nenhum comentário: