quinta-feira, 19 de junho de 2008

2008 será um ano repleto de lançamentos


Se 2007 foi rico em lançamentos, espere o que está por vir neste ano. Bem, não precisa nem esperar. O mercado costuma esfriar entre novembro e março, mas nem isso aconteceu. Tivemos em pleno dezembro o novo Ford Ka, que só será vendido agora, na última semana de janeiro. Pouco antes foi a vez do Renault Sandero, novo hatchback (sem porta-malas saliente) da marca francesa. Nesta semana o Fiat Stilo chega como linha 2008 cheio de novidades. Será a primeira de muitas estréias do ano, número que cresce ainda mais se contadas novas opções de motor e câmbio ou pequenas reestilizações. Tome nota dos mais importantes lançamentos, que relatamos a seguir.
Como já citamos, janeiro é a vez de chegar às lojas os novos Ka e Stilo. Mas, ainda neste primeiro trimestre, a Volkswagen começa a vender um dos mais esperados lançamentos dos últimos anos, o novo Gol – que não será só uma mera reestilização; muita coisa foi mudada no modelo, a começar pela concepção, mais moderna, do motor, que passa de longitudinal para transversal. Nessa mesma época a Renault começa a trazer, como importados, a minivan Grand Scénic e o Mégane conversível. A Kia vai importar o Picanto reestilizado, a Land Rover chega com o Defender 2.4, e a Subaru, com o novo Impreza. Para fazer frente à Grand Scénic, a Citroën importa da França a minivan Grand C4 Picasso a partir de abril. São aguardados ainda o 300C V6 e a Grand Caravan, da Chrysler, além do Jeep Cherokee Sport renovado.
Perdeu o fôlego? Pois pode se preparar, pois o segundo trimestre não será menos agitado. Estão previstos para esse período, só da líder de mercado, a Fiat, o novo sedã médio Linea (que substitui o já finado Marea) e a Palio Weekend reestilizada (terá a cara do Siena). A Peugeot começa a fabricar no Brasil o compacto 207 e traz da Argentina o médio 308. Há quem diga que o 207 terá ainda uma versão sedã. A montadora não confirma nada oficialmente, só ressalta que deverá, a exemplo do que ocorre na França, manter o 206 em linha.
Após perder espaço para o Honda Civic, a Toyota finalmente renovará o sedã Corolla. Não satisfeita com o lançamento de impacto do início do ano, no segundo trimestre a Volkswagen deve trazer ainda o Fox com motor 1.4 (feito aqui), o conversível Eos e a perua Jetta Variant (importados).
Também no primeiro semestre, mas sem data exata para chegar, será a vez dos carros de luxo. A Audi traz o sedã A5, e a BMW, o novo Série 1 nas versões cupê e conversível. A Jaguar ataca de XF, enquanto a Volvo renova sua perua V70. Quem gosta de utilitários esportivos terá um novo Hyundai Tucson. Também é aguardada uma versão esportiva do hatch Sandero.
Vamos agora ao segundo semestre, que terá profusão de modelos esportivos, luxosos e médios. No final do ano a Audi renova seu A4, além de trazer o superesportivo R8 ao país. Já a BMW chega também com um “foguetinho”, o M3 Cabriolet, além dos mais familiares (mas nem por isso menos requintados) Série 3 Touring e o recém-apresentado X6, tema de nosso papel de parede (confira aqui). Também entre os utilitários, a Chevrolet deve vir com o Captiva. A francesa Citroën é aguardada com uma reestilização do compacto C3 (deve mudar a grade frontal), com o C4 hatch (versão mais sóbria do já conhecido C4 VTR), vindo da Argentina, além do sedã C5 reestilizado. A Fiat começa a fabricar a versão esportiva Abarth do Punto e conclui a renovação da família Palio com a picape Strada renovada. Por falar em picape da Fiat, deve vir da Argentina (ainda está sem nome) o modelo que vai concorrer com as médias S10, Frontier, Ranger, entre outras.
Recentemente anunciado para o Brasil, durante o Salão de Detroit, o Ford Edge desembarca no segundo semestre. Ainda neste ano o Focus também deve mudar de geração, o mesmo acontecendo com os Honda Fit e Accord. Falando em Fit, ele finalmente deverá receber motor 1.5 flex, além de uma variante sedã, o Aria. O utilitário esportivo Mitsubishi TR4, que ganhou versão flex no ano passado, deve passar por uma plástica. Talvez seja para receber o Nissan Qashqai, que a marca japonesa não confirma, bem como a picape Logan, também não confirmada pela Renault.
O segundo semestre conclui a reformulação da família Corolla com uma nova perua Fielder. A sueca Volvo traz o utilitário XC60, enquanto a Volkswagen disputa o segmento com o Tiguan. Por falar em Volkswagen, quem achava que o Gol era o grande lançamento do primeiro semestre, para a marca, espere só o que deve chegar no segundo: o Voyage. Sim, o sedã compacto baseado no Gol deve inclusive ser batizado com o mesmo nome que seu equivalente ganhou no passado. Vai ser ou não um ano bem agitado?
Tome nota dos lançamentos deste ano
Primeiro trimestreChrysler 300C V6
Chrysler Grand Caravan
Ford KaFiat StiloJeep Cherokee Sport
Kia Picanto (reestilizado)
Land Rover Defender 2.4
Renault Grand Scénic
Renault Mégane conversível
Subaru Impreza
Volkswagen Gol (novo)

Segundo trimestre
Citroën C4 Grand Picasso
Fiat Linea
Fiat Palio Weekend (reestilizada)
Peugeot 207
Peugeot 207 sedã
Peugeot 308
Toyota Corolla (novo)
Volkswagen Eos
Volkswagen Fox 1.4
Volkswagen Jetta Variant

Primeiro semestreAudi A5
BMW Série 1 cupê e conversível
Hyundai Tucson
Jaguar XF
Renault Sandero Sport
Volvo V70 (nova)

Segundo semestre
Audi A4 (novo)
Audi R8
BMW M3 Cabriolet
BMW Série 3 Touring
BMW X6
Chevrolet Captiva
Citroën C3 (reestilizado)Citroën C4 hatch
Citroën C5 (novo)
Fiat Punto Abarth
Fiat Strada (reestilizada)Picape média da Fiat (ainda sem nome)
Ford Edge
Ford Focus (novo)
Honda Accord (novo)
Honda Aria, sedã do Fit
Honda Fit 1.5 Flex
Honda Fit (novo)
Mitsubishi TR4 (reestilizado)
Nissan Qashqai
Renault Logan picape
Toyota Fielder (nova)
Volkswagen Tiguan
Volkswagen Voyage, sedã do Gol
Volvo XC60 (novo)
Observação: na nomenclatura utilizada, o carro “novo” sofreu alterações profundas, enquanto o “reestilizado” se refere a uma reformulação visual e de acabamento

Nenhum comentário: